Oftalmologia

A oftalmologia é a especialidade da medicina que se dedica a estudar as doenças relacionadas aos olhos, seus anexos e aos distúrbios de visão. Sua especialidade envolve doenças divididas em alguns grandes grupos:

• Necessidade de óculos: astigmatismo, miopia, hipermetropia, presbiopia
  • Alteração da superfície dos olhos: conjuntivites, terçol (hordéolo), pterígio, olho seco
  • Catarata, glaucoma e DMRI: degeneração macular relacionada à idade
  • Infecções oculares: toxoplasmose, sífilis, tuberculose
  • Alterações de visão devido a outras doenças: diabetes, hipertensão, doenças musculares, entre outras mais
  • Traumas: deslocamento de retina, traumatismo ocular

Para saber como está a saúde dos seus olhos, contamos com as exames de:

• Lâmpada de fenda (biomicroscópio ocular): ajuda a examinar a pálpebra, esclera, conjuntiva, íris, cristalino e córnea. Pode diagnosticar: catarata, ceratocone, presbiopia, descolamento de retina, retinite pigmentosa.
  • Refrator de greens: realiza os exames de refração, através dos vários testes de visão, auxiliando na prescrição de lentes de óculos de grau e lentes de contato.
  • Autorrefrator: aparelho para estimar o grau próximo do paciente, oferecendo um primeiro cálculo do correção necessária para a visão.
  • Lensômetro:  mede a refração da lente, o valor cilíndrico e eixo prismático

Ainda assim, o paciente precisa se preocupar com a prevenção e detecção precoce de determinadas doenças nos olhos e distúrbios de visão que, quando tratadas a tempo, irão gerar prejuízos para sua saúde e gastos no futuro.

Dra. Juliana Batista

Dra. Juliana Batista Viana Correia a um passo de você. Formada em Medicina na Faculdade da Saúde e Ecologia Humana - FASEH, cursou residência por 3 anos no Hospital Universitário São José de Belo Horizonte, se especializando em Oftalmologia. Já participou do Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2016 e 2017, Congresso de Oftalmologia do Hospital São Geraldo (HSG-UFMG) 2017 com apresentação de 3 trabalhos científicos.