Dúvidas? Utilize nosso canais de atendimento 31 3327 5763 31 9 9586 1119
psicologia infantil

Psicologia Infantil: profissionais a serviço das crianças

A etimologia da palavra “psicologia” deriva da palavra grega Ψυχολογία = Psique (alma) + Logos (ciência, razão ou conhecimento).

Deste modo, podemos definir psicologia como o estudo da mente e do comportamento. Ela abrange todos os aspectos da experiência humana. O centro de investigações científicas a serviço da saúde mental, desde o desenvolvimento das crianças até os cuidados com idosos.

O que é Psicologia Infantil?

A psicologia infantil é uma especialidade de relevância igual à psicologia para adultos. Infelizmente, muitas pessoas ainda consideram que as crianças não têm preocupações ou sofrimentos que justifiquem o tratamento psicológico infantil.

Queremos desfazer este engano mostrando como uma criança pode precisar desta especialidade tanto, ou mais, que um adulto.

O profissional da psicologia infantil tem profunda vocação e empatia com as crianças. Ele exerce vários papéis importantes nos estudos sobre comportamentos do paciente, do nascimento até o atual momento.

Na psicologia infantil, o psicólogo será um ponto de apoio importante aos pais quando se sentirem sobrecarregados por uma situação preocupante que se repete com frequência.

O objetivo desta área de atuação da psicologia é criar condições propícias para o desenvolvimento psíquico, físico, motor, cognitivo, perceptivo, afetivo e social do paciente. Duas variáveis incidem no desenvolvimento da criança: fator ambiental (influência dos pais e amigos) e fator biológico (genética).

Durante a infância, muitas situações podem desencadear uma crise:

  • Divórcio dos pais
  • Morte de um ente querido
  • Perda de um animalzinho de estimação
  • Nascimento de um irmão ou irmã
  • Problemas na escola que dificultam o aprendizado dentre outros

A realidade é que também as crianças possuem preocupações, medos, angústias, tristezas, déficits, dificuldades de aprendizagem e alimentação.

Também sofrem com estresses, baixa autoestima, alteração com o sono e linguagem, temores noturnos, agitação excessiva, tiques, desenvolvimento e desempenho escolar dentre outros.

O fato é que, apesar de as crianças não saberem o que se passa com elas, o desconforto é real e a reação, simplória, como der.

Contudo, é comum que os pais não entendam o que está acontecendo com o filho, embora percebam que algo está errado. Isso normalmente provoca ansiedade, dúvida e sofrimento nos pais. Neste ponto, é bom salientar que o psicólogo para adultos tem papel importante na cura da ansiedade e pode ser de grande ajuda para eles.

Como saber se uma criança precisa de um acompanhamento psicológico?

Verifique se ela apresenta algum destes comportamentos:

  • Recusa-se a ir à escola repentinamente
  • Chora em demasia
  • Tem dificuldade em acompanhar o que é dado na escola
  • Excesso de necessidade de contato com a mãe ou o pai
  • Recusa em estar próximo de uma pessoa específica
  • Comportamentos agressivos repentinos
  • Demora em falar ou andar
  • Xixi na cama
  • Pesadelos
  • Pedidos frequentes para dormir com os pais

Assim sendo, é realidade que criança também precisa de acompanhamento psicológico. Algumas situações exigem o auxílio com a terapia psicológica infantil. É o mesmo cuidado de se levar os filhos ao médico por causa de uma gripe ou ao hospital devido a uma fratura.

Mais do que nunca, o acompanhamento com um psicólogo especializado na área infantil se faz importante. Muitos diagnósticos têm sido definidos erroneamente e uma medicação desnecessária aplicada.

O psicólogo infantil tem as habilidades certas para interagir com a criança. O jeito de falar, o tom e as palavras que ele usa geram um ambiente de confiança para ela. Então, a criança se sentirá acolhida e segura.

O acompanhamento feito com a psicologia infantil auxilia o paciente e os pais no momento em que são observados comportamentos que venham dificultando o desenvolvimento emocional e social.

É muito bom poder contar com uma profissional capacitada e receptiva para atender crianças com profissionalismo e ao mesmo tempo com empatia, carinho, interesse e alegria. A Dra. Liliâny Carneiro, tem a sua profissão como missão de vida e está pronta para auxiliar você e seus filhos nos momentos delicados e de extrema importância para o desenvolvimento deles. Agende sua consulta agora mesmo. 

Siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.