Dúvidas? Utilize nosso canais de atendimento 31 3327 5763 31 9 9586 1119
outubro rosa
02 out

Clínica Santa Amélia abraça campanha Outubro Rosa

Olhar para si com mais carinho. Essa é a proposta que a Clínica Santa Amélia apoia durante mais um Outubro Rosa, importante campanha que conscientiza sobre a prevenção do câncer de mama.

Com o laço cor-de-rosa como símbolo, durante este mês, entidades públicas, privadas e sociedade civil se unem no Outubro Rosa, chamando a atenção à necessidade dos exames periódicos.

Nos estágios iniciais da doença, o organismo responde melhor aos tratamentos e a cura fica muito mais próxima de ser alcançada. É a esperança, aliada à medicina, na luta a favor da vida.

A prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, para cada ano do biênio 2018/2019, serão diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, o que equivale a uma média de 56,33 casos a cada 100 mulheres.

As causas dessa doença são inúmeras e dependem especificamente da análise médica. Mas, de maneira bem genérica, podemos definir que fatores ambientais, genéticos e de estilo de vida influenciam um organismo a desenvolver alterações celulares que podem causar um tumor.

À primeira vista, tudo isso parece assustador, mas há esperança. E é essa boa notícia que o Outubro Rosa semeia e nós, da Clínica Santa Amélia, também.

Olhe mais para você mesma, de dentro para fora

Estar sempre em dia com seus exames periódicos é o primeiro passo para cuidar melhor da sua saúde e estar atenta a qualquer alteração.

No caso do câncer de mama, os exames mais eficazes são:  a mamografia e o autoexame das mamas.

Toda mulher em idade adulta deve consultar o ginecologista uma vez ao ano. Até 40 anos, o autoexame é recomendado mensalmente como método de rastreio. Após essa idade, é essencial que seja feita a mamografia como método complementar ao autoexame.

O autoexame da mama

O autoexame é simples e serve para que você, por tato e a olho nu, perceba possíveis mudanças nas mamas e nos mamilos.

O procedimento é fácil: com um dos braços elevados, com a mão atrás da cabeça, apalpe a mama com a outra mão em movimentos circulares, convergentes para o mamilo, para cima e para baixo. Daí, é só repetir para o outro lado.

Durante o toque, fique atenta a variações no formato da mama, inchaços, depressões na pele, saliências ou rugosidades, vermelhidão, calor ou dor nos seios, coceira na mama ou mamilo, liberação de secreções ou sangue pelo mamilo e nódulos nas axilas.

Lembre-se que o autoexame não isenta a necessidade de avaliação por um especialista!

A importância do ginecologista

A ginecologia é a prática da medicina ligada diretamente à saúde da mulher, lidando com o aparelho reprodutor feminino e mamas.

Esse profissional capacitado identificará no exame físico a existência ou não de alterações que podem ser sugestivas de câncer de mama.

Nós da Clínica Santa Amélia temos a estrutura certa para acolhê-la, em consultório adaptado à sua necessidade, e uma profissional adequada para cuidar da saúde feminina nos mais diversos aspectos, seja para prevenção do câncer de mama, no acompanhamento de uma gravidez, assuntos relacionados à sexualidade e aos métodos contraceptivos. Venha conhecer a Dra. Ana Cláudia Capanema e conte com as demais profissionais da Clínica para lhe ajudar a ter uma vida com saúde.

Faça o autoexame, consulte seu médico e divulgue o Outubro Rosa para as mulheres que conhece e ama. Aproprie-se do seu bem-estar e lembre-se: sua saúde está a um passo de você!