Dúvidas? Utilize nosso canais de atendimento 31 3327 5763 31 9 9586 1119
24 jan

Volta às aulas: Como evitar que seu filho fique doente

A volta às aulas das crianças pode ser um período de preocupação para os pais por conta dos espirros e tosses que começam a atacar os pequenos. O fim das férias afeta principalmente crianças mais novas pelo fato delas ainda não terem o sistema imunológico desenvolvido por completo, mas isso não significa que crianças mais velhas também não possam ficar doentes.

Para evitar que seu filho adoeça nesse período preparamos algumas dicas sobre cuidados com a higiene e a rotina da criança. Confira:

Voltar para a rotina

Como as férias afeta muito o rotina das crianças, é preciso que elas voltem a se acostumar com horários mais controlados antes das aulas voltarem, para garantir que elas tenham menos dificuldade para dormir e acordar – o que pode afetar o sistema imunológico delas.

Sala de aula ensolarada e arejada

Sabemos que nem sempre é possível, mas é importante que a sala de aula das crianças seja bem arejada e iluminada, para facilitar a circulação do ar e evitar a proliferação de bactérias.

Não compartilhar itens de higiene

Garfos, copinhos, escova de dentes e lenços são alguns dos itens que geralmente as crianças precisam levar para a escola e podem acabar compartilhando entre si, com a melhor das intenções, mas que podem acabar ajudando a espalhar viroses e gripes entre a turminha. Lembre-se de orientar seu filho a não dividir seus itens de higiene pessoal com outras crianças e de sempre lavar as mãos.

Mantenha a vacinação em dia

A caderneta de vacinação é a sua melhor aliada para manter seu filho imune a doenças mais graves. Se seu filho ainda é muito novo, as vacinas em dia são mais importantes ainda, pois ajudam a preparar a criança para o convívio coletivo e para serem expostas a vários tipos de bactérias.

Cuide da alimentação do pequeno

A vacinação é extremamente importante, mas uma boa alimentação também é imprescindível. Dê preferência a alimentos frescos, como frutas e sucos naturais, e evite ao máximo alimentos industrializados

Deixe a criança ser criança

É importante deixar a criança ter contato com ambientes diferentes, para fortalecer seu sistema imunológico. Então está liberado deixar a criança brincar na terra, na água, na areia e todos os outros ambientes que ela possa ter contato. Além de descobrir um mundo novo, ela vai aumentar a quantidade de bactérias que vivem no corpo dela e ajudam a protegê-la.

Evite mandar seu filho doente para a escola

Doenças respiratórias e viroses são altamente contagiosas e se espalham com facilidade, por isso é importante evitar mandar a criança para escola. Não se trata apenas de um cuidado com os coleguinhas, mas é um cuidado com o seu próprio filho, pois quando se está doente, o sistema imunológico é mais fraco, então a criança fica mais suscetível a outras doenças.  

Agora que você já sabe os cuidados que se deve tomar antes da volta das crianças para a escolinha, não deixe de agendar sua consulta com nossos pediatras. A Clínica Santa Amélia conta com um corpo clínico pronto para ajudar você a manter a saúde da sua família em dia. Agende agora sua consulta!