Dúvidas? Utilize nosso canais de atendimento 31 3327 5763 31 9 9586 1119

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é responsável por avaliar, prevenir, diagnosticar e tratar doenças que atingem a comunicação humana: fala e audição. O profissional de fonoaudiologia se especializa no estudo da comunicação e linguagem oral e escrita, focando no desenvolvimento, aperfeiçoamento e correção de distúrbios e diferenças na função auditiva periférica e central, vestibular e cognitiva.

Por ser muito ligada à fala e audição, o que chamamos de Fonoaudiologia no Brasil, em Portugal, é chamado de Terapia da fala e audiologia. Os tratamentos atuam diretamente na expressão oral e escrita, corrigindo a fala, a fluência nas palavras, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição. Assim, o fonoaudiólogo atua em cinco grandes vertentes: audiologia, linguagem, motricidade, saúde coletiva, e voz.

Os distúrbios vocais e auditivos, em determinados casos, podem ser irreparáveis, mostrando a importância do acompanhamento de perto de um profissional capacitado. Ainda assim, é possível prevenir tais doenças quando se tem uma consulta regular para um diagnóstico o mais precocemente possível. As doenças mais comuns são:

  • alteração na fala;
  • alteração na linguagem (surdez);
  • anormalidades na dentição;
  • gagueira;
  • labirintite (tontura ou vertigem);
  • perda da capacidade motora – apraxias;
  • zumbidos;

Para o diagnóstico, é comum solicitar que sejam realizados exames como fonoterapia, audiometria tonal, vocal e/ou ocupacional, ou avaliação do processamento auditivo central.

Na Clínica Santa Amélia, você conta com as soluções ofertadas pela Sinapse Aparelhos Auditivos. O objetivo é resgatar a compreensão da fala em todos os momentos da sua vida. Além disso, caso sejam necessários, os aparelhos auditivos lhe darão poder para melhorar sua autoconfiança e sua interação interpessoal. São ofertados diversos modelos e tamanhos de Aparelhos Auditivos (infantil, adulto e cirúrgico). Mas não se preocupe, a escolha do melhor modelo vai depender de diversos fatores que serão analisados por nossos fonoaudiólogos no seu primeiro encontro.

Quem são os médicos responsáveis?

Dra. Nathalia Costa