Ginecologia

A ginecologia é a prática da medicina ligada diretamente à ciência da mulher, lidando com a saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas. É responsável pela diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que acometem mulheres e ainda se especializam no seu acompanhamento do início da gestação até o momento do parto.

É dedicada ao estudo de situações como incontinência urinária, ausência de ciclo menstrual (amenorreia), períodos menstruais que causam dor e cólicas fora do normal, infertilidade, prolapso e vaginites.

Na Clínica Santa Amélia, você terá uma estrutura dedicada ao atendimento mais adequado para mulher cuidar de sua saúde, tendo um consultório adaptado para a sua necessidade. Com equipamentos novos e banheiro exclusivo para sua consulta, você terá um ambiente confortável para ter o tratamento e orientação necessária, seja para sua gravidez, sexualidade, métodos contraceptivos ou necessidades do corpo da mulher.

A saúde íntima da mulher só pode ser mantida com a realização na periodicidade adequada dos exames de rotina. Existe um grande número de exames que são de extrema importância para a detecção de problemas em seu estado precoce, evitando o desenvolvimento de doenças graves ou sua transmissão para outras pessoas. Destacam-se:

• Toque vaginal: analisa a vagina, colo e corpo do útero, além das trompas e ovários. Primordial para diagnosticar inflamações ou endometriose. Atenção, mulheres virgens não podem realizar esse exame.
  • Especular: avalia a cora e o aspecto da vagina e do colo do útero, buscando identificar inflamações ou lesões. Além disso, identifica a presença de hemorragias ou até mesmo corrimento.
  • Exame clínica da mama: busca sinais ou sintomas de doenças, principalmente a identificação de cistos ou nódulos que podem indicar a presença de câncer. Primordial para orientar a mulher no autoexame.

Dra. Ana Cláudia Braga