Dúvidas? Utilize nosso canais de atendimento 31 3327 5763 31 9 9586 1119

Psicologia

A psicologia é o estudo dos conceitos de percepção, cognição, atenção, emoção, inteligência, motivação, funcionamento da mente, personalidade, comportamento, relacionamento interpessoais. Isso permite-lhes que sejam capazes de avaliar e tratar psicopatologias ou também, direcionar o indivíduo à compreensão e resolução de problemas ligados ao comportamento humano. O psicólogo assume um papel terapêutico prestando serviços de psicologia clínica ou aconselhamento psicológico. Também são especializados em diagnosticar e tratar os sintomas da depressão e ansiedade.

Na Clínica Santa Amélia, a psicologia atua em conjunta com as áreas da medicina, ajudando a prevenir e auxiliar os pacientes a tratar doenças mentais, distúrbios de personalidade e emocionais. Seu maior instrumento de trabalho é a conversa, por onde consegue observar o comportamento e reações do paciente, oferecendo estratégias e novas perspectivas para enfrentar os sofrimentos vividos. Assim, é possível identificar a causa do problema e estabelecer novos padrões comportamentais, buscando sendo a melhoria da qualidade de vida.

Quem são os médicos responsáveis?

Celma da Silva

Nossa especialista em Psicologia Clínica é graduada em psicologia na FUMEC em 1996. Possui pós-graduação em violência física e sexual doméstica, cursada na USP em 2002. Além disso, possui os seguintes cursos de especialização:
- Gestão Pública, pela UFMG (2010).
- Terapia Breve, pelo Instituto Abrangente (2016)
- Psicologia Médica, pela UFMG (Em formação).
A Dra. Celma permaneceu durante 15 anos atuando na Secretaria de Assistência Social/PBH trabalhando com crianças, adolescentes, famílias, usuários de drogas e portadores de deficiência.
Na Clínica Santa Amélia está em atendimento clínico, mediação de conflitos, redução de danos, orientação profissional, tanatologia (elaboração de luto e perdas) e atendimento domiciliar.

Solange Soares

Nossa profissional em Psicologia Familiar
possui especialidade em:
- Terapia Familiar Sistêmica
- Terapia Cognitiva-Comportamental
- Terapia Familiar pela UANE - Universidad Autonôma Del Noroeste - México
É pós-graduada em Clínica Sistêmica-Psicanalítica da Família, Casais, Individual e Grupos. Participou do Curso Internacional de Terapia Sexual Sistêmia pelo Centro Milanese di Terapia della Famiglia.
Possui ampla experiência em Processo Terapêutico com Famílias, casais, adultos e grupos.

Liliâny Carneiro

Na psicologia infantil, o profissional com profunda vocação e empatia com as crianças possuem vários papéis importantes nos estudos sobre comportamentos do paciente, do nascimento até o atual momento. O profissional deverá ser um ponto de apoio importante aos pais quando se sentem sobrecarregados por uma situação que se repete com frequência.
Esta área de atuação da psicologia está centrada no desenvolvimento físico, motor, cognitivo, perceptivo, afetivo e social. Duas variáveis incidem no desenvolvimento do paciente: fator ambiental (influencia dos pais e amigos) e fator biológico (genética).
Na Clínica Santa Amélia, nossa especialista além de ser graduada em Psicologia, está finalizando sua formação em Pedagogia, aliando os dois pilares para auxiliar nesse momento delicado e de extrema importância para o desenvolvimento de seus filhos.